segunda-feira, 15 de outubro de 2007

COMENTÁRIO SOBRE LIVRO: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE

"Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa", é nesta linha que Paulo Freire tece que o educador deve ter a conscientizaçaõ que os seres humanos são seres inacabados, que faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca a pesquisa, o pensar certo.
Que ensinar exige segurança, competência profissional, comprometimento, generosidade, diálogo e que saiba escutar; que respeite o educando em sua identidade cultural procurando trabalhar com esta realidade concreta sem discriminação.
É fundamental que o educador desenvolva mecanismos que façam despertar no educando a curiosidade pela busca de aprender, de criar e ser crítico.
Fecho esta síntese com as palavras de Freire "Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a seriedade"

Nenhum comentário:

Comentário do filme: na linha da Didática

O SORRISO DE MONA LISA

O filme conta e recria os custumes da décadade 50.
uma professora de artes (Katharine) educada em uma Universidade liberal, vai exercer o magistário em uma escola feminina tradicional, onde as alunas eram preparadas para serem cultas esposas e responsáveis donas de casa.
O grande desafio de Katharine "Fazer a Diferença".
Ao observar que as jovens alunas recitavam a apostila pela escola, revolucina, fazendo-as agir, criar e construir as suas próprias idéias